Vai financiar um carro? Veja aqui tudo o que você precisa saber!

Você é um dos brasileiros que sonha em ter um carro próprio para poder chamar de seu? Quem sabe ter mais conforto, praticidade, segurança e comodidade no dia a dia, na hora de ir trabalhar, ir à faculdade, passear e cuidar de alguém que ama. 

Esse é um sonho presente na vida de diversos brasileiros, no entanto, por situações financeiras, ele pode ser um pouco complicado de ser realizado.

Mas, como um bom brasileiro nunca desiste dos seus sonho e sempre vai à luta. Sempre existe alguém pensando em uma forma de conquistar aquilo que almeja. 

E uma excelente forma de conquistar um objetivo como esse, é através de um financiamento de veículo. Isso porque, hoje em dia já existem diversas opções para todos os perfis de interessados. Basta analisar as condições financeiras, estudar as propostas, e entender como o mundo do financiamento funciona. 

Pensando em ajudar as pessoas que desejam financiar um carro, mas não sabem por onde começar, separamos um guia completo com todas essas informações. Confira a seguir! 

Como fazer um financiamento de carro

Os financiamentos de carros novos ou usados são feitos por meio de bancos e instituições de crédito que, oferecem um dinheiro emprestado direcionado para a compra do carro. 

Para fazer o financiamento de veículo, as pessoas podem ir diretamente em uma agência física, acessar as plataformas oficiais ou contactar um promotor de vendas especializado em financiamentos. 

Em relação aos valores, mensalidades e taxa de juros, elas podem ser negociadas diretamente com a instituição que pretende solicitar o financiamento. 

Dessa forma, os clientes podem realizar todo o processo de negociação diretamente com as instituições sem intermédio das concessionárias. Existem 3 tipos de financiamento de veículo para que as pessoas possam escolher a melhor opção para sua realidade financeira. 

Tipos de financiamento de carro 

Consórcio 

O consórcio é formado por um grupo de compradores que estão pagando por esse tipo de financiamento, o grupo fica aos cuidados de uma administradora. 

O seu funcionamento é caracterizado pelo pagamento das parcelas mensais, no entanto, o comprador não leva o carro para casa ao assinar o contrato. Todos os meses acontecem os sorteios, na qual um participante é sorteado, ou ainda há a chance de dar um lance para aumentar as chances de ser contemplado, o lance trata-se de um pagamento adiantado das parcelas futuras. 

Ao ser contemplado, o cliente recebe uma carta de crédito aprovada para ir comprar o seu carro. 

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Com o financiamento através do CDC, o cliente recebe um empréstimo direcionado para a compra do carro. Nessa opção o comprador tem propriedade sobre o veículo, no entanto não pode vender, negociar ou repassar o veículo até a quitação total do carro junto ao banco, pois durante o pagamento, o comprador tem propriedade sobre o automóvel, mas o banco pode requerer o veículo em caso de não pagamento das parcelas mensais. 

Nessa opção de financiamento, os clientes podem negociar diretamente com a instituição todas as condições de crédito, taxas de juros, mensalidades e firmar as melhores condições para ambos os envolvidos, tudo isso sem a intermediação da concessionária. 

Leasing 

No Leasing, o banco ou instituição financeira que emprestou o dinheiro possui propriedade sobre o veículo, sendo assim o comprador só terá o carro em seu nome após o pagamento da última parcela do veículo. 

Até lá, o seu automóvel fica como “alugado”, pois o cliente recebe seu veículo, pode levar para casa, paga todos os meses, no entanto o veículo permanecerá no nome do da empresa. Após a quitação total, o carro será transferido para o nome do comprador. 

Aqui nessa opção, os clientes também possuem autonomia para negociar todas as condições diretamente com o banco, sem precisar de intermediação da loja de carros. 

Diferenças e semelhanças entre os financiamentos

No geral, as taxas de juros do Leasing e CDC são pré-fixadas ou fixadas no ato no contrato para serem pagas ao longo do financiamento nas parcelas. 

Já no consórcio, não existem taxas de juros mensais ou anuais, mas sim uma taxa de administração que é cobrada pela própria administradora do serviço.

Em todos os tipos de financiamento, o valor das parcelas irão variar de acordo com o valor do carro, valor que foi dado de entrada, entre outros. 

Outras taxas

No ato da assinatura do contrato é cobrado o IOF – Imposto Sobre Operações Financeiras. Essa taxa é cobrada no CDC e no consórcio. 

O que acontece em caso de inadimplência

Inadimplência é algo que ocorre quando o comprador deixa de pagar pelo seu veículo antes da quitação da dívida e isso pode acarretar algumas consequências. 

CDC

Em caso de inadimplência, o banco pode requerer o carro para que possa vender e quitar a dívida, caso sobre algum valor algo, o dinheiro é direcionado ao comprador.

Leasing 

Caso o cliente não pague as parcelas, o banco pode entrar com uma ação judicial e pegar o carro para quitar as dívidas. Nessa opção, o comprador não recebe nenhum valor de volta. 

Consórcio 

O consumidor que não pagar as prestações do seu consórcio, será excluido, dessa forma não participará mais dos sorteios mensais. 

Onde fazer o financiamento de carro 

Existem inúmeras empresas sérias de confiança onde as pessoas podem fazer uma solicitação de financiamento de veículo. Aqui, vamos falar um pouco mais sobre 3 delas.

Mas, no geral é importante investigar a relevância dessa empresa no mercado, sua confiabilidade, conhecer seus serviços e analisar todas as propostas. 

A maioria das empresas oferecem em suas plataformas um simulador, para que seus clientes possam simular suas propostas quantas vezes desejar, inclusive, isso é algo que deve ser feito pelos clientes interessados, pois essa é uma forma de entender o funcionamento de um financiamento e de se preparar para ele. 

Financiamento de carro com a BV Financeira 

O financiamento de carro com a Bv Financeira funciona da seguinte maneira: 

O cliente possui duas opções: Acessar diretamente a plataforma oficial da BV Financeira, fazer uma simulação e falar no setor de relacionamento do site. Ou ainda, pode ir diretamente em uma concessionária credenciada. 

Após contactar a Bv Financeira, e enviar os documentos pessoais, a empresa irá analisar o cadastro e a proposta do interessado. 

A BV, oferece a chance do cliente financiar o veículo de 3 a 60 meses, com a vantagem de ter as parcelas fixadas até o final do contrato, isso é ideal para quem deseja fazer uma organização financeira a longo prazo. 

Quem é a Bv: A Bv Financeira, antigo banco Votorantim é o quinto maior banco do país, desde de sua fundação em 1996, sempre trabalhou para democratizar o crédito às pessoas. 

Financiamento com o Santander 

O Banco Santander, além de trabalhar com o financiamento de veículo, ainda trabalha com seguros voltados para a área automotiva, o que é ideal para quem deseja resolver todas as coisas em um único lugar. O serviço funciona da seguinte maneira: 

O cliente tem a opção de simular quantas vezes desejar através do site ou pode ir diretamente em uma loja física. 

Na sequência, o banco vai analisar cada proposta individualmente, e caso seja aprovado, o banco disponibilizará a carta de crédito para que o cliente possa ir diretamente na concessionária comprar o seu carro. 

Nesse banco, os clientes podem escolher financiar seu carro em até 60 meses, com chance de obter até 100% do financiamento. O que é ideal para as pessoas que estão sem o dinheiro para dar entrada. 

Quem é o Santander: O Santander é um banco reconhecido nacionalmente, fundado em 1857, que busca oferecer cada vez mais tecnologia, segurança e serviços de alta performance para seus clientes. 

Financiamento com o Itaú 

O Financiamento de carro com o Itaú oferece muitas vantagens para os clientes, um delas é a chance que os compradores possuem de só começarem a pagar a primeira parcela em 60 dias após assinatura do contrato. Para solicitar um financiamento de veículo com o itaú, os passos são os seguintes:

Entender qual a melhor proposta, qual é o melhor serviço e, para isso, podem simular quantas vezes quiser através do site, onde o processo de solicitação pode ser iniciado. No entanto, os clientes mais conservadores que preferem fazer serviços presenciais, podem entrar em contato diretamente com um gerente em uma agência física. 

Com o Itaú, os clientes podem conseguir financiamentos em até 60 meses, com chance de ter as taxas fixadas até o fim do contrato. 

Quem é o Itaú: O Itaú é um banco que existe desde de 1945, hoje é uma das maiores empresas em todo o mundo, de acordo com o ranking da Forbes. No Brasil, a empresa é uma grande facilitadora financeira e está presente em todo território nacional.

Você também pode se interessar por:
1. Tudo o que você precisa saber sobre um financiamento de moto.
2. O que você precisa saber antes de contratar um financiamento de veículo.


Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *